QUEM NÓS SOMOS!

Goiânia, Goiás, Brazil
Bolão feito entre família e amigos, com intuito de diversão e ganhar uma bolada.

quarta-feira, 24 de março de 2010

A Negligência com a Educação

Hoje presenciamos nos principais noticiários um caso grave de desmazelo e descuido com o patrimônio e educação pública.

Foram encontrados mais de 12 mil livros didáticos e paradidáticos, fitas VHS e documentos em um lixão na cidade de Iporá, GO. Muitos desses novos, sem nem sequer ter sido usados.

Isso mostra a falta de seriedade de parte de funcionários que trabalham na educação, contrapondo muitos profissionais responsáveis, preocupados e dedicados que tentam fazer dos nossos estudantes pessoas de futuro, prejudicando o trabalho destes e a melhora na nossa educação.

Confira a reportagem na íntegra do O Globo:

Livros didáticos são encontrados em lixão em Iporá, Goiás

A Secretaria Estadual de Educação abriu nesta terça-feira uma sindicância para investigar o aparecimento de dezenas de livros didáticos no lixão do município de Iporá, em Goiás. Segundo reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal 'O Popular', livros didáticos, enciclopédias e dicionários, entre novos e usados, foram descartados no fim da semana passada. São publicações que deveriam ter sido encaminhadas a escolas públicas da região, mas por motivo ainda desconhecido, nunca chegaram às mãos dos estudantes.

A secretária Milca Severino afirmou que vai fazer a apuração de todos os responsáveis e das pessoas envolvidas no procedimento que considerou 'absolutamente inaceitável'. De acordo com a secretária, mesmo livros didáticos desatualizados não podem ter como destino final o lixo.

- Todos os diretores e subsecretários receberam não somente o documento por escrito, como também orientações formais da nossa área técnica a respeito do tratamento dos livros didáticos e paradidáticos - diz Milca.

Os livros estragados ou anacrônicos são trocados por novos, restaurados ou enviados à reciclagem, segundo a secretária.

- Os livros que recebemos do governo federal, ou mesmo os que compramos, ficam todos sob responsabilidade dos diretores das escolas e das regionais. Todos que cuidam dos livros tem os documentos da legislação de como tratá-los - justificou.

Milca informou ainda que os envolvidos vão ser devidamente punidas pelo estado.

- Os livros devem chegar aos leitores. A legislação prevê inclusive exoneração.

O material jogado no lixão de Iporá já foi contaminado com dejetos e não pode ser reaproveitado. Em um prazo de 15 dias, a comissão de sindicância, que já foi registrada na portaria, vai apresentar a investigação à secretaria.

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/03/23/livros-didaticos-sao-encontrados-em-lixao-em-ipora-goias-916152139.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário